A nutrição adequada

- Partilhar
Energia
A quantidade de energia que cada cão necessita depende do seu tamanho, do tipo de exercício que pratica, da idade/fase da vida em que se encontra, entre outros fatores. Este equilíbrio é bastante difícil de obter, uma vez que se estima que entre 25 a 40% dos cães tenham excesso de peso.
Os nutrientes certos
É muito importante fornecer ao seu cão a proporção correta de nutrientes, tendo em conta as diferentes fases da sua vida. Ou seja, por exemplo, a comida ideal para um cachorro em crescimento, será desadequada a cães mais velhos.
Comida confecionada: se está a alimentar o seu cão com este tipo de comida, não é necessário dar-lhe suplementos, a não ser que seja recomendado pelo veterinário.
Comida preparada em casa: neste caso é mais difícil dar ao seu cão o equilíbrio correto de nutrientes. Pode fazê-lo de vez em quando, como recompensa. Contudo, garanta sempre que a carne ou o peixe são frescos e que ficam devidamente cozinhados, sem pele e ossos.
Dieta equilibrada
Os cães são omnívoros, o que significa que necessitam de uma dieta alimentar que combine carne, cereais e vegetais, de forma equilibrada. Alimente adequadamente o seu cão, encontrando o equilíbrio correto dos seguintes 6 grupos de nutrientes:
- Água: é o nutriente mais importante. Regula a temperatura do corpo, transporta outros nutrientes, elimina os desperdícios em forma de urina e ajuda nas reações químicas e na digestão.
- Proteínas: constituem os "tijolos" com os quais se constrói o organismo. Criam e reparam os músculos, pele e pelo.
- Gorduras e óleos: fornecem energia e melhoram o paladar e a digestão da comida, assegurando-lhe uma pele saudável e um pelo brilhante.
- Hidratos de carbono: são uma fonte de energia, de desgaste mais lento, e são nutrientes sem os quais os cães podem perfeitamente viver.
- Minerais: são importantes para o equilíbrio dos líquidos no organismo e na regulação dos processos metabólicos. Devem ser devidamente doseados, pois o excesso de um mineral poderá causar deficiências noutro.
- Vitaminas: ajudam o organismo a funcionar com maior eficiência. Tanto o excesso como a falta de uma vitamina podem ser prejudiciais.