As necessidades nutricionais específicas do seu cachorro

- Partilhar
Primeiras semanas
Nesta fase, o leite da sua mãe é mais do que suficiente para dar resposta às suas necessidades. A partir da 3ª semana pode começar a dar-lhe comida sólida.
Dica: se o seu cachorro chegou agora a sua casa, dê-lhe inicialmente o mesmo tipo de comida a que ele estava habituado. Caso contrário, a mudança de meio ambiente, juntamente com uma alteração brusca na sua dieta, poderá facilmente ocasionar diarreia e vómitos.
Dieta correta
Os estudos mais recentes na matéria permitem-nos conhecer, com exatidão, qual a dieta mais correta em cada fase da vida do seu cão, por forma a que este tenha uma vida saudável.
A comida específica para os mais novos, como o Pedigree Júnior, tem uma composição especialmente preparada para os cães em crescimento, proporcionando ao seu jovem cão todos os nutrientes que ele necessita para crescer. Os níveis de proteínas e componentes energéticos, bem como a combinação de vitaminas e minerais, foram estudados à medida das suas necessidades específicas. Desta forma, é escusado dar suplementos alimentares, como por exemplo de cálcio, que ele só deverá tomar em caso de doença ou por recomendação do veterinário.
Os primeiros meses
Esta fase é de vital importância. Se o seu cão tiver uma dieta errada, as consequências desse facto dificilmente poderão ser corrigidas no futuro. Se tiver dúvidas relativamente a este assunto fale com o seu veterinário.
A escolha entre comida seca ou húmida depende exclusivamente de si e do gosto específico do seu cão. Pode até misturar as duas. A princípio, se lhe der comida seca, deverá deixá-la amolecer em água morna, durante aproximadamente 20 minutos. A comida destinada para cada dia deve ser repartida em várias refeições individuais. No entanto, é indispensável que esteja sempre água fresca ao seu dispor.
Refeições
Até às 12 semanas de vida, o seu cão poderá tomar no máximo 6 refeições por dia. Deixe a tigela com a comida na área reservada à sua alimentação, durante meia hora. Se não comer tudo (ou nem sequer tocar na comida), retire o que ficou e volte a tentar na próxima refeição. Desta forma, os cachorros começam a habituar-se ao facto de existirem horas específicas para as refeições e poderá, assim, evitar que engordem.
Se o seu cachorro não comeu uma refeição ou se ficou sem comer o dia todo, não se preocupe muito. No entanto, se verificar a existência de sintomas como diarreia, vómitos ou falta de entusiasmo, leve-o ao veterinário. Estes sintomas poderão ser sinais de doenças graves, principalmente em cães pequenos.
Dica: não tente enganá-lo com Snacks ou oferecer-lhe comida na sua mão para convencê-lo a comer. Desta forma, ele vai querer sempre esta atenção especial, na hora da refeição, e não vai querer comer mais na tigela.
Recompensas
Pode dar algumas snacks ao seu cão, entre as refeições, desde que seja em quantidades razoáveis. Especialmente quando se está a iniciar um programa educativo, as pequenas snacks (Pedigree Shamackos para cachorros, por exemplo) podem dar uma grande ajuda.
Dica: não exagere nas snacks. A comida que deverá estar na base da sua alimentação é Pedigree Júnior. Só assim poderá garantir uma boa nutrição ao seu cão. Snacks como chocolates, salsichas, queijo ou outros não são de todo adequadas.