Pedigree imagery
Pedigree logo Pedigree logo
Pesquisa

Introduzir uma palavra-chave em baixo para pesquisar artigos e produtos.

Cuidar do meu cão

Higiene oral: Prevenir doenças gengivais e problemas graves

Higiene oral: Prevenir doenças gengivais e problemas graves

Quando se trata de cuidar da saúde do seu cão, a maioria dos donos de animais de estimação pensa em vacinas, visitas regulares ao veterinário, alimentos nutritivos e exercício. Infelizmente, um regime de higiene oral não é uma prioridade para eles. Mas deve ser: 4 em cada 5 cães com mais de 3 anos desenvolvem doença periodontal.*

Higiene oral: é mais importante do que apenas dentes brancos

O facto de tantos cães acabarem por desenvolver uma doença periodontal é alarmante. Mas, em alguns casos, o problema pode ser ainda mais grave: foi demonstrado que uma doença periodontal não tratada está associada ao desenvolvimento de outros problemas de saúde graves para o cão. Isto acontece porque as bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e chegar ao coração, pulmões, rins e outros órgãos.

Assim, é evidente, uma higiene oral adequada para o seu cão é mais do que apenas um hálito mais fresco e dentes brancos.

Como começam os problemas com os dentes e as gengivas

Sempre que o cão come, as partículas de comida agarram-se aos dentes – e onde há comida, há bactérias. Se não forem removidas, as partículas alimentares misturam-se com a saliva e as bactérias para formar a placa bacteriana.

Em poucos dias, a placa calcifica, endurece e torna-se tártaro (também chamado de cálculo). Por sua vez, o tártaro também cria condições ideais para uma maior acumulação de placa bacteriana, o que pode irritar as gengivas e resultar numa patologia comum conhecida como gengivite.

Os sinais de aviso da gengivite incluem:

- Mau hálito

- Vermelhidão e inchaço das gengivas no ponto de contacto com os dentes

- Sangramento das gengivas

A gengivite, ou inflamação das gengivas, é um estádio inicial da doença periodontal. Assim que a gengivite se desenvolve, as gengivas começam a retroceder e a separar-se dos dentes. O espaço entre ambos pode ficar preenchido com ainda mais restos de alimentos e bactérias, agravando assim o problema. A gengivite é reversível com a devida higiene oral. Porém, se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma periodontite, um estádio não reversível da doença periodontal. Esta condição pode resultar em perda óssea e dentária, bem como em infeções. Por isso, torna-se evidente a importância de começar uma rotina de higiene oral precocemente na vida do seu cão – e depois mantê-la diariamente.

Sugestões para uma melhor higiene oral

Escovagem diária – A melhor forma de ajudar a manter os dentes do seu cão limpos é escová-los diariamente. Vai encontrar uma variedade de escovas de dentes especialmente desenvolvidas para cães na sua loja local especializada em animais de estimação ou pode utilizar uma escova de dentes humana muito macia. Certifique-se de que utiliza apenas pasta de dentes desenvolvida para cães. A pasta de dentes para humanos contém flúor e detergentes que podem ser prejudiciais quando engolidos pelo seu cão. É fácil aprender a escovar os dentes dos cães. (abre numa nova janela)

Limpezas e exames veterinários regulares – Além de escovar os dentes, os exames dentários regulares e as limpezas pelo seu veterinário vão ajudar a manter a boca do seu cão saudável. O veterinário pode ajudar a detetar e a tratar problemas antes que se tornem mais graves.

O papel da dieta numa melhor higiene oral

Os alimentos que dá ao seu cão podem ter um impacto significativo na saúde dos seus dentes e gengivas.

Dieta adequada – Estudos demonstram que, no geral, os alimentos secos ajudam a manter os dentes limpos, reduzindo a acumulação de placa dentária e tártaro nos dentes. As novas receitas para adultos de alimentos para cães PEDIGREE® apresentam um granulado em forma de X patenteado. Esta forma especial foi desenvolvida com base na investigação do Waltham Petcare Science Institute (abre numa nova janela), uma autoridade líder mundial no cuidado e nutrição de animais de estimação – e ajuda a limpar os dentes até à linha das gengivas enquanto o seu cão mastiga.

Adicionalmente, pode dar ao seu cão guloseimas de higiene oral especialmente desenvolvidas, como as guloseimas para cães PEDIGREE® DENTASTIX™. Estas guloseimas contribuem para uma redução da acumulação de tártaro clinicamente comprovada de até 80%.

Evite dar os restos da refeição ao seu cão – O seu cão pode adorar restos, mas a comida humana fornece calorias adicionais e aumenta a acumulação de placa e tártaro nos dentes do seu cão.

Com uma higiene oral diária adequada e uma dieta saudável, pode fazer uma diferença positiva na saúde dos dentes e das gengivas do seu cão. Além disso, deve manter uma agenda regular de consultas no veterinário. O seu veterinário irá examinar os dentes e as gengivas do seu cão e tratá-los, conforme seja necessário. Se observar sinais de gengivite ou doença periodontal na boca do seu cão, marque uma consulta com o seu veterinário imediatamente.

*Associação Americana de Medicina Veterinária

Marcador
Comprar online

Pedigree® COMPRE ONLINE

Clique para comprar de qualquer um dos varejistas abaixo

Pedigree® COMPRE ONLINE

Clique para comprar de qualquer um dos varejistas abaixo